Associação Aeroespacial Brasileira
AAB Imprensa JAESA Educação




http://www.dcabr.org.br

AAB_Revista






Literatura - Espaço

Livros, Revistas e Apostilas recomendadas para aprimorar seu conhecimento sobre o espaço e as atividades espaciais

Coleção Explorando o Ensino (Fronteira Espacial): obras produzidas pelo Ministério da Educação (Secretaria de Educação Básica) em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia (Agência Espacial Brasileira).
Tema
Volume
Link
Astronomia

11
[download] (4,0 MB)
Astronáutica

12
[download] (5,2 MB)
Mudança Climáticas

13
[download] (5,3 MB)





Produtos Educacionais da NASA *: obras produzidas pela agência espacial americana (NASA) e publicada, em português, pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), em 2000, 2001 e 2002.
Título
Descrição
Documento (tamanho)
1 - Astronomia Baseada no Espaço

Ao longo das suas 102 páginas, são apresentadas: a importância da atmosfera terrestre, o espectro eletromagnético e a coleta de radiação eletromagnética. Dentre os experimentos propostos, valem destacar: Prisma d´água, Projeção do Espectro, Espectroscópio Simples e Comprimento de Onda e Energia. Obra destinada aos professores da 5a à 8a séries do ensino fundamental. (2000)
parte 1
(0,9 MB)

parte 2
(1,2 MB)

parte 3
(0,9 MB)

2 -Explorando a Lua

Ao longo das suas 166 páginas, são apresentadas as características físicas e geométricas da Lua, suas anomalias, o uso do seu solo, os locais de alunissagem das missões Apollo e o veículo lunar. Ao final é proposto um conjunto de experimentos, dentre os quais vale destacar aquele que visa o projeto e construção de uma base humana na Lua. Obra destinada aos professores da 5a série do ensino fundamental à 3a série do ensino médio. (2002)
parte 1
(1,2 MB)

parte 2
(1,7 MB)

parte 3
(0,8 MB)

parte 4
(0,9 MB)

3 -Alimentação e Nutrição no Espaço

Ao longo das suas 64 páginas, são abordadas diversas questões relativas à alimentação os astronautas no espaço, desde o Projeto Mercury até os dias de hoje. Obra destinada a professores do ensino fundamental, notadamente na disciplina de ciências. (2001)
parte 1
(0,7 MB)

parte 2
(0,7 MB)

4 -Foguetes

Ao longo das suas 132 páginas, é descrita um pouco da história dos foguetes e explicado o seu funcionamento básico. Apresenta alguns dos foguetes utilizados na conquista do espaço e propõem experimentos aos alunos que envolvem conceitos de física e química. Obra destinada aos professores do ensino fundamental e médio. (2001)
parte 1
(1,0 MB)

parte 2
(1,5 MB)

parte 3
(0,6 MB)

parte 4
(1,1 MB)

parte 5
(1,0 MB)

parte 6
(0,5 MB)

5 - Adequado para Andar no Espaço

Ao longo das suas 99 páginas, são apresentadas as características do ambiente espacial, e os cuidados que os astronautas devem ter para realizarem atividades fora das suas naves espaciais. Os trajes espaciais utilizados nas missões Mercury, Gemini e Apollo são apresentados. Obra destinada aos professores da 4a à 8a séries do ensino fundamental. (2001)
parte 1
(1,1 MB)

parte 2
(1,0 MB)

parte 3
(0,9 MB)

6 - Estação Espacial

Ao longo das suas 196 páginas, é apresentada a estação espacial internacional, ora em construção por um consórcio de 16 países, incluindo o Brasil. São propostas atividades interessantes para serem desenvolvidas. Obra destinada aos professores do ensino fundamental e médio. (2002)
parte 1
(0,9 MB)

parte 2
(0,8 MB)

parte 3
(0,6 MB)

parte 4
(0,6 MB)


* Estas publicações são de domínio público e não estão protegidas por direitos autorais. Não é necessária a permissão para cópias (texto extraído da Ficha Catalográfica da edição brasileira).


Outros
Obra
Descrição
Onde adquirir
Os Primórdios da Atividade Espacial na Aeronáutica

O livro "Os Primórdios da Atividade Espacial na Aeronáutica", de autoria do Cel. Av. Ref. Ivan Janvrot Miranda, representa uma inestimável contribuição para a História Setorial da Aeronáutica brasileira, enriquecendo a valiosa bibliografia da Aviação Brasileira, desde a sua criação.

O autor, baseado em documentos históricos, cuidadosamente preservados em seu poder por quatro décadas, descreve detalhadamente os principais fatos e eventos ocorridos durante o período de 1964 a 1968, resgatando a memória do Grupo Executivo e de Trabalho e Estudos de Projetos Espaciais (GETEPE), criado por Portaria Ministerial.

Nesta obra, em um relato meticuloso, ao qual o autor dedicou mais de dois anos de estudos em pesquisas, consultas, depoimentos e entrevistas, podemos constatar o idealismo, a competência e a perseverança de um grupo de civis e militares, que superando todos os desafios, conseguiu conquistar o seu objetivo, como o sucesso da implantação da primeira base espacial brasileira: Centro de Lançamento de Foguetes da Barreira do Inferno (CLFBI), em Natal.

Em sua trajetória memorável deve-se destacar o período de treinamento, experiências e aprimoramento técnico, proporcionados em cooperação com entidades espaciais da Argentina e dos Estados Unidos da América, capacitando a nossa valorosa equipe a iniciar suas atividades com o lançamento de uma expressiva série de foguetes do CLFBI.

O cuidadoso preparo da infra-estrutura da Barreira do Inferno pela equipe do GETEPE, em curto espaço de tempo, assegurou um notável sucesso em todas as operações realizadas, coroado com o reconhecimento pela NASA, da alta qualificação profissional de todos os integrantes do grupo responsável pelos lançamentos de foguetes previstos nos projetos conjuntos NASA-GETEPE.
...

Ao Cel. Janvrot deve ser creditado o grande mérito de manter viva a memória de todos os companheiros, que, com tanto desprendimento e dedicação, participaram de tão nobre e relevante missão.

(Extraído da Apresentação de autoria do Ten.-Brig.-do-Ar Ref. Octávio Júlio Moreira Lima, Diretor do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica)
Editora: Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica
Política Espacial Brasileira

O livro "Política Espacial Brasileira" é um levantamento histórico e pioneiro da atividade espacial brasileira. Edmilson Costa Filho traça a trajetória de um programa governamental de quatro décadas, oferecendo ao leitor conhecimento minucioso de como nossa nação passou a tomar parte na exploração do espaço exterior. A MECB (Missão Espacial Completa Brasileira), que foi um grande marco na trajetória do país na área espacial, é revelada pelo autor de forma esclarecedora, através de um estudo que busca ressaltar o descompasso ocorrido na Missão a partir da análise das trajetórias institucionais.

Tratando a política brasileira dentro de uma perspectiva internacional, o autor analisou documentos oficiais e trabalhos acadêmicos, e contou com o depoimento de personalidades ligadas às instituições e ao programa.
Editora Revan
Esboço Histórico da Pesquisa Espacial no Brasil

Concluído curso na NASA - Wallops Flight Center (Virgínia, USA), em 1965, Aduto Gouveita da Motta veio tripular o Centro de Lançamentos de Foguetes da Barreira do Inferno, na condição de Chefe de Operações, isto quando o Campo ainda estava em construção.

Após seis anos e com centenas de foguetes lançados, passou a Reserva Remunerada da Aeronáutica, quando recebeu a incumbência de construir em Natal o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE. Em 1972 recebeu a missão de montar o primeiro computador do RN, sendo designado Diretor do Centro de Computação do RN-COMPERN. Para implantar um projeto de teleducação, via satélite, foi nomeado Diretor da primeira estação de televisão do RN, a TELEVISÃO UNIVERSITÁRIA-TV-U, e suas repetidoras de Mossoró e Serra de Santana. Também foi Coordenador do Projeto SACI, projeto de teleducação através do qual 500 escolas do Estado, foram dotadas de aparelho de TV e rádio, com material didático altamente revolucionário, e que funcionou por cinco anos com 20.000 alunos efetivos e acompanhamento por processamento eletrônico. Aulas transmitidas pelo satélite ATS-F da NASA, foram recebidas em várias escolas usando antenas parabólicas. Tudo isto aconteceu entre 1972 e 1976, quando tais tecnologias eram totalmente desconhecidas no Brasil. Construiu, também, as unidades do INPE em Fortaleza-CE, Campina Grande-PB e São Luís-MA.

Adauto Gouveia Motta é formado em Física, em Economia, em Engenharia Elétrica e em Jornalismo. Recebeu treinamento na NASA para operar foguetes a propelente sólido e líquidos, bem como dirigir operações de lançamento com aplicações científicas e tecnológicas. Tem vários livros e trabalhos científicos publicados nas mais destacadas revistas científicas nacionais e internacionais.
Editora Foco
O Menino Astronauta

Como tornar o programa espacial conhecido entre a população? Esta foi a pergunta que a AEB buscou responder com a criação de um concurso de desenho de abrangência nacional e a publicação de 1 milhão de exemplares da Cartilha "O Menino Astronauta" para escolas de todo o país. "A idéia principal da cartilha do menino-astronauta é chamar a atenção da garotada para a importância do programa espacial brasileiro e o seu papel no desenvolvimento do país", afirma seu autor, o cartunista Ziraldo. A publicação segue uma linguagem "direta, simples e divertida", diz o artista. "Dessa forma, um assunto aparentemente árido e acadêmico fica bem mais fácil de ser compreendido". Jorge, nome do simpático garotinho que dá vida ao menino-astronauta, é quem guia os jovens pelas páginas da revistinha.

Céu & Terra

Obra de 2003, com 96 páginas, produzida pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Através de um texto em linguagem simples, bastante ilustrado, os diversos autores fornecem uma visão geral sobre as galáxias, o Sol, o buraco na camada de ozônio, o programa espacial brasileiro, os vulcões, os ventos, a chegada do homem à Lua, dentre outros. A obra é dirigida a estudantes do ensino fundamental.
SBPC (Fone: (21)2109-8999)
Enciclopédia do Espaço e do Universo

Trata-se de um CD, produzido em 1997, contendo excelente conjunto de informações sobre astronomia, sondas espaciais, foguetes, astronautas, corrida espacial e a viagem à Lua. O CD é ricamente ilustrado com desenhos, animações, sons e imagens reais.
Editora Globo
Atlas do Espaço

Traduzida para língua portuguesa em 1994, esta obra, com 64 páginas, fartamente ilustrada, apresenta as principais espaçonaves do mundo, seu princípio de funcionamento, suas missões, seus objetivos, etc. Os planetas do sistema solar são apresentados com as espaçonaves que os visitaram. Questões como o nascimento e a vida de uma estrela, são também abordadas nesta obra.
Livraria Martins Fontes Editora
História da Conquista Espacial

A história da conquista espacial - desde o aparecimento das primeiras teorias sobre a órbita dos corpos no espaço, no século 17, até as mais recentes pesquisas sobre colonização dos planetas do sistema solar - contada com didatismo e riqueza de detalhes. O mais completo livro sobre o assunto já publicado no Brasil.
Grupo Editorial Record
A Nave Espacial Noé

Obra de 2004, dirigida ao público infanto-juvenil, com 45 páginas ilustradas, voltada a satélites e suas aplicações. A história traz informações, imagens reais, lendas, textos bíblicos e elementos que se articulam com a tecnologia atual.
Oficina de Texto (Fone: (11)3085-7933)
O menino que ensinou o mundo a voar

Livro produzido em 2004 e destinado a crianças. Em quinze páginas ilustradas conta a história de Alberto Santos Dumont, denominado Beto na história.
JAC Gráfica e Editora
O que eu vi. O que nós veremos

Livro escrito, em 1918, pelo próprio Alberto Santos Dumont. As suas 150 páginas são de fácil e agradável leitura, com várias fotos da época. Na primeira parte, O que eu vi, este gênio brasileiro descreve seus feitos na França. Na segunda parte, O que nós veremos, ele fornece a sua visão sobre o futuro da aviação. Este livro continua a ser impresso, podendo ser encomendado em livrarias.
Editora Hedra (Fone: (11)3097-8304)
O Sistema Solar

Obra de 2002 que, no decorrer das suas 319 páginas, apresenta cada um dos planetas do sistema solar. A Lua, o Sol e os cometas merecem capítulos especiais. Há um grande número de fotografias na obra, a maioria das quais obtidas de sondas espaciais e do telescópio Hubble.
Ediouro Publicações
Como os astronautas vão ao banheiro?

Em que pese o título engraçado, este livro de 2003 aborda, com seriedade, ao longo das suas 254 páginas, questões interessantes, tais como: O homem pisou mesmo na Lua? Onde acaba a gravidade? Existe vida em Marte? Que roupa se usa no espaço? Por que os astronautas não vão mais à Lua? Será possível viajar até as estrelas? O que é a estação espacial? Existe outro planeta como a Terra? Por que gastar bilhões de dólares no espaço?
Grupo Editorial Record
Espaçonaves tripuladas

Trata-se da história da conquista do espaço, contada por três autores brasileiros. Livro publicado em 2000 pela Editora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Nas suas 272 páginas são apresentadas as naves russas Vostok, Voskhod e Soyuz e os projetos americanos Mercury, Gemini e Apollo. Questões relativas ao ônibus espacial, a estação MIR e a seleção e treinamento de astronautas são também abordadas, juntamente com o futuro da exploração espacial.
Editora UFSM
Propulsão e Controle de veículos aeroespaciais - uma introdução

Trata-se de uma obra, de 2002, voltada aos alunos do Ensino Médio, cujo objetivo é responder à questão: Como os foguetes são projetados? O livro, com 196 páginas, é dividido nos seguintes capítulos: Elementos de Propulsão, Sistemas de Propulsão, Efeitos Aerodinâmicos, Guiamento e Controle, Elementos de Mecânica Orbital, Breve História dos Foguetes. Em um dos seus apêndices são apresentados os principais foguetes do Programa Espacial Brasileiro, incluindo o VLS (Veículo Lançador de Satélites).
Editora da UFSC
Rumo ao Infinito

Em "Rumo ao Infinito" o jornalista Salvador Nogueira conta o passado e o futuro da aventura humana na conquista do espaço e traz entrevistas com alguns dos maiores especialistas do mundo no assunto. Foi há menos de 50 anos que os primeiros seres humanos deixaram a atmosfera da Terra - tempo ridiculamente curto diante das centenas de milhares de anos da história da nossa espécie, mas já suficiente para criar gerações que cresceram com o sonho da aventura espacial. Em 'Rumo ao Infinito', o jornalista une essa paixão pelo tema a entrevistas com vários dos maiores especialistas do mundo para contar a história e o futuro da exploração espacial. Os doze capítulos do livro compõem um passeio pelas possibilidades e desafios que o caminho rumo às estrelas reserva.
Editora Globo
Livraria Cultura







Minisat 2012
SAB 2014
PEB

Vídeo Institucional

Twitter
WERICE
WERICE 2015


powered by google


Associação Aeroespacial Brasileira
Caixa Postal 6015 - São José dos Campos - SP - CEP 12.228-970
Telefone: +55 (12) 3947-5099
www.aeroespacial.org.br
aab @ aeroespacial . org . br
© 2004-2012 AAB -Permitida a reprodução desde que citada a fonte.