Associação Aeroespacial Brasileira
AAB Imprensa JAESA Educação




http://www.dcabr.org.br

AAB_Revista



A AAB Celebra os 50 Anos do
Homem no Espaço









Você sabia que o lançamento do Sputnik faz 50 anos em 2007?
Clique aqui para mais informações.





Evento realizado em 5 de outubro de 2007. (Veja abaixo a programação do evento)


50 Anos de Era Espacial


Historicamente, a exploração espacial começou com o lançamento do satélite artificial Sputnik pela URSS a 4 de outubro de 1957, no Cosmódromo de Baikonur, em Tyuratam, no Cazaquistão. Sputnik I foi a primeira missão Sputnik, que enviou o primeiro satélite artificial da Terra. O Sputnik era uma esfera de aproximadamente 50 cm e pesando 83,6 kg. Ele não tinha nenhuma função, a não ser transmitir um sinal de rádio, "beep", que podia ser sintonizado por qualquer radio-amador. O satélite orbitou a Terra por seis meses antes de cair.

Este acontecimento provocou uma corrida espacial pela conquista do espaço entre a URSS e os EUA que culminou com a chegada do homem à Lua. Desde então, a pesquisa e desenvolvimento crescente na área espacial, com o envolvimento de outras nações ao longo do tempo, promoveram o surgimento de inúmeras tecnologias, resultando no desenvolvimento de melhores veículos lançadores e a colocação em órbita de satélites com diferentes funcionalidades, que proporcionam inúmeros benefícios para a humanidade.

O Brasil também participa deste esforço com o seu programa espacial, desenvolvido de um lado pelo IAE na sua vertente de veículos lançadores e, de outro lado, pelo INPE no desenvolvimento de satélites e suas aplicações.

Com o objetivo de festejar os 50 anos do acesso ao espaço pelo homem e contribuir para a discussão de um melhor programa espacial para o Brasil, a Associação Aeroespacial Brasileira está organizando este evento, que pretende apresentar na forma de palestras, a história do desenvolvimento espacial no mundo e no Brasil e o futuro do Programa Espacial Brasileiro. Além disso, se propõe a colocar em discussão questões pertinentes às duas vertentes do Programa Espacial Brasileiro, a de veículos lançadores e a de satélites, por meio de mesas-redondas compostas por especialistas da área e representantes da academia, da imprensa e da indústria.



Data: 5 de outubro de 2007.

Local: Parque Tecnológico de São José dos Campos-SP, bairro Eugênio de Melo. ( Veja mapa ilustrativo com a localização - [crédito PMSJC] ou localização no Google Maps.)

Inscrições gratuitas: Faça sua inscrição no local do evento (inscrições online encerradas).
P r o g r a m a ç ã o

Abertura
Abertura do evento pelo presidente da AAB.

Palestras
1. Os 50 anos de Atividades Espaciais - Histórico dos 50 anos de atividades espaciais no mundo (Dr. José Bezerra Pessoa Filho);
2. O Programa Espacial Brasileiro - Histórico sobre o Programa Espacial Brasileiro (Dr. Edmilson de Jesus Costa Filho); e
3. O Futuro do Programa Espacial Brasileiro segundo a vertente de satélites e suas aplicações (Dr. Petrônio Noronha de Souza).

Mesas-redondas
1. Mesa-redonda sobre Veículos lançadores - Discussão sobre a componente de veículos lançadores do Programa Espacial Brasileiro, envolvendo desde as propostas de novos desenvolvimentos até a gestão da execução do programa; e
2. Mesa-redonda sobre Satélites - Discussão sobre a componente de satélites e suas aplicações do Programa Espacial Brasileiro, envolvendo desde as propostas de novos desenvolvimentos até a gestão da execução do programa.


Agenda

15h00 Abertura
15h20 50 anos de Atividades Espaciais
(Dr. José Bezerra Pessoa Filho)

16h10 Programa Espacial Brasileiro
(Dr. Edmilson de Jesus Costa Filho)

17h00 Futuro do Programa Espacial Segundo a Vertente de Satélites e suas Aplicações
(Dr. Petrônio Noronha de Souza)
download apresentação
17h30 Lançamento do livro A Conquista do Espaço: do Sputnik à Missão Centenário
17h40 Intervalo (cofee break)
18h00 Mesa-redonda Veículos Lançadores download resumo
19h30 Mesa-redonda Satélites
21h00 Coquetel






Você sabia que o lançamento do Sputnik faz 50 anos em 2007?
Clique aqui para mais informações.






Minisat 2012
SAB 2014
PEB

Vídeo Institucional

Twitter
WERICE
WERICE 2015


powered by google


Associação Aeroespacial Brasileira
Caixa Postal 6015 - São José dos Campos - SP - CEP 12.228-970
Telefone: +55 (12) 3947-5099
www.aeroespacial.org.br
aab @ aeroespacial . org . br
© 2004-2012 AAB -Permitida a reprodução desde que citada a fonte.