Associação Aeroespacial Brasileira

> 17
> 16

Boletim 202

São José dos Campos, 17/01/2012.

Um Novo Ano Aeroespacial começa !

O ano que há pouco terminou (2011) foi repleto de acontecimentos e ações que levaram a AAB a um novo patamar de exposição. Particularmente as ações relacionadas aos trabalhos desenvolvidos pela "Comissão Permanente de Política Espacial", com a emissão e publicação ao final de 2010 do documento "A Visão da AAB para o Programa Espacial Brasileiro" e os decorrentes workshops nos quais discutiu-se mais detalhadamente os aspectos contidos no documento, deram a ênfase da atuação da AAB. A realização da "Assembléia Geral Ordinária", com eleição de uma nova Diretoria e três novos Conselheiros, em maio de 2011, deu a tônica organizacional. A participação ativa da AAB em eventos tais como LAAD, no Rio de Janeiro, na "Semana da Engenharia Aeronáutica" da EESC/USP em São Carlos, na "Audiência Pública da Câmara Federal" em Brasília, em seminário do CECOMPI em São José dos Campos, e em reuniões da Agência Espacial Brasileira, mostraram que a AAB já faz parte do universo aeroespacial brasileiro como um ator de relevância. A participação dos seus Associados em eventos promovidos pela AAB saiu do seu patamar histórico de 33 participantes para algo em torno de 60, como ocorrido no último evento de 2011 em dezembro passado. Contamos agora com 283 Membros Efetivos/Estudantes e 5 Membros Institucionais. Mas, nem tudo foi feito e muito há ainda que fazer ! Iniciamos há pouco um novo ano (2012), e esse está repleto de novos desafios os quais enfrentaremos com disposição e satisfação, pois são os desafios que nos impele, junto com vocês, a dar continuidade ao Plano de Gestão que estabelecemos e o qual nos comprometemos a executar. A Agenda 2012 da AAB já prevê e destaca a realização do seu "Simpósio Aeroespacial Brasileiro" por ocasião do "Encontro Anual 2012 da AAB", juntamente com a "Assembléia Geral Ordinária" na última semana de maio próximo. Mudando um pouco o rumo das ações daremos maior atenção nesse novo ano a constituição de "Grupos de Trabalhos" que se propõem a desenvolver projetos tecnológicos inovadores, tanto na área espacial como na aeronáutica. Queremos também fortalecer o lado aeronáutico da AAB, atraindo para ela mais colaboradores (Associados ou não), visto que essa área não vem executando ações como merece. No decorrer do ano vão ocorrer tres importantes eventos expositivos de cunho internacional: FIDAE, Santiago/Chile, 27/03-01/04; AERO-Luftfahrt, Friedrichshafen/Alemanha, 18-21/04; ILA, Berlin/Alemanha, 11-16/09, entre alguns outros, para os quais seria possível, em havendo interesse, organizar grupos de visitantes. A DGLR (Sociedade Aeroespacial Alemã), com a qual a AAB tem um Acordo de Cooperação, completa 100 anos e comemorará essa data com um evento antecedendo a realização da ILA em Berlim. A AAB já foi convidada para participar do evento junto a outras instituições que tem o mesmo tipo de acordo com a DGLR, tais como AIAA, CEAS e outras. Esperamos ainda concluir nesse ano a implementação de recursos mais eficientes relacionados a gestão e administração da AAB. Mais além intensificaremos nossos contatos com associações similares em países vizinhos, com objetivo de nos aproximarmos, ampliarmos e fortalecermos possibilidades de cooperação. Portanto, sugiro que façamos de 2012 um ano bem aeroespacial, e aproveito para desejar aos nossos Associados excelentes realizações pessoais e profissinais. Com cordiais saudações aeroespaciais, Presidência & Diretoria da AAB

A Diretoria
Associação Aeroespacial Brasileira - AAB