Associação Aeroespacial Brasileira
AAB Imprensa JAESA Educação




http://www.dcabr.org.br

AAB_Revista





[02-10-2013] V WERICE AEROESPACIAL 2013

some_text

O V WERICE AEROESPACIAL 2013 é o quinto de uma série de eventos promovidos anualmente com sucesso pelo IEAv desde 2008, abordando os problemas decorrentes dos efeitos da radiação de origem cósmica em equipamentos embarcados em satélites e aeronaves, e que têm contribuído para agregar a comunidade empresarial atuante no setor aeroespacial, os órgãos de pesquisa e as universidades com competências nas áreas de interesse do Programa Espacial Brasileiro.

Estes workshops têm exercido um papel catalisador na promoção de colaborações entre as entidades envolvidas no Programa Espacial Brasileiro, no intercâmbio de idéias entre as comunidades acadêmicas de microeletrônica, computação, física nuclear e engenharia aeroespacial e no incentivo à pesquisa, desenvolvimento e inovação e à transferência de conhecimentos para as empresas.

O objetivo do V Workshop sobre os efeitos das radiações ionizantes em componentes eletrônicos e fotônicos de uso aeroespacial é reunir num foro apropriado representantes de órgãos governamentais de fomento à C,T&I e de geração de demandas tecnológicas, instituições de P&D, Design Houses, universidades e empresas do setor aeroespacial, que participam direta ou indiretamente do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE), para a discussão de dificuldades e perspectivas do setor quanto à obtenção de componentes eletrônicos e fotônicos tolerantes à radiação cósmica, apresentação de trabalhos técnicos e desenvolvimento de recursos humanos através de mini-cursos sobre temas atuais de eletrônica embarcada para aplicação aeroespacial.

O tema central do evento é a capacitação das instituições e empresas brasileiras para a especificação, seleção, aquisição, produção, testes e qualificação de componentes e sistemas eletrônicos robustos e tolerantes à radiação ionizante para aplicações aeroespaciais, bem como, os incentivos para empresas e instituições para pesquisa, desenvolvimento e inovação nesta área tecnológica.

Mais detalhes no site oficial do evento.




[topo]





[30-07-2009] Agência Espacial Brasileira abre inscrições para projetos de pesquisa

Pesquisadores de universidades e de instituições de ensino têm até o dia 15 de setembro para apresentar propostas de projetos de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico para o Programa Uniespaço, da Agência Espacial Brasileira (AEB). Os projetos deverão seguir o modelo disponível no site da AEB (www.aeb.gov.br), no link Uniespaço/Anúncio de Oportunidades. Nesta terceira edição serão disponibilizados recursos que totalizam R$ 3 milhões de reais por dois anos. Os projetos serão escolhidos de acordo com sua relevância, competência e capacidade de execução.

O Programa Uniespaço, criado em 1997, tem como objetivo integrar o setor universitário no desenvolvimento de produtos e processos, análises e estudos de interesse do setor espacial. Entre as instituições que já desenvolveram projetos específicos para o Programa Uniespaço estão a PUC/RS, o ITA, a UnB, a UFRJ, a UFPR, a USP, a UFRN e a UFMG. Desde 2004, o Uniespaço já contemplou 32 projetos.

Fonte: Agência Espacial Brasileira

[topo]






Minisat 2012
SAB 2014
PEB

Vídeo Institucional

Twitter
WERICE
WERICE 2015


powered by google


Associação Aeroespacial Brasileira
Caixa Postal 6015 - São José dos Campos - SP - CEP 12.228-970
Telefone: +55 (12) 3947-5099
www.aeroespacial.org.br
aab @ aeroespacial . org . br
© 2004-2012 AAB -Permitida a reprodução desde que citada a fonte.