Boletim 111: Blog Do Defesa@Net

O jornalista André M. Mileski, especializado em assuntos de defesa, nos informa que em 11/03/2008 foi publicada a primeira nota sobre temas espaciais no blog do Defesa@Net, lançado na semana anterior. ?A idéia é que textos e análises mais curtas sobre temas aeroespaciais, de defesa e estratégia sejam divulgados neste blog, permitindo, inclusive, uma maior interatividade com os leitores, que poderão participar enviando comentários?.

A nota inaugural sobre espaço é reproduzida abaixo.

O link do blog é http://www.defesanet.com.br/blog.


Segunda-feira, 10 de Março de 2008

O Satélite CBERS

No final de outubro de 2007 publicamos o artigo “CBERS, EUA e Futuro”, onde fizemos uma breve análise de documentos oficiais norte-americanos tratando do programa do Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS, sigla em inglês) e sua classificação como atividade militar. Foi recentemente divulgado (03MAR08), um novo relatório do Pentágono sobre as forças militares chinesas, que em relação ao CBERS apresenta uma novidade: agora o programa sino-brasileiro é classificado como capacidade estratégica (“strategic capabilities”), uma “evolução” em relação aos relatórios anteriores, que o classificavam como pesquisa.

Qual será a opinião do governo brasileiro sobre o assunto?

O Relatório ANNUAL REPORT TO CONGRESS – Military Power of the People’s Republic of China 2008 – pode ser baixado do Pentágono 23 MB pdf

CBERS, EUA e o Futuro – Análise de documentos oficiais americanos sobre o programa CBERS e sua classificação como atividade militar. Implicações para o Programa Espacial Brasileiro – André Mileski – 29 Outubro 2007.

A Diretoria
Associação Aeroespacial Brasileira – AAB