Boletim 128: Programa Especial De Mestrado Em Sistemas Inerciais – ITA

A informação abaixo está sendo encaminhada por solicitação da Profa Emília Villani (ITA/Divisão de Engenharia Mecânica):
_____________________________________________

Programa Especial de Pós-Graduação em Sistemas Inerciais para Aplicação Aeroespacial do ITA INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.

O ITA, por meio de um projeto em colaboração com os institutos INPE, IEAv e IAE, criou em 2008 o Programa Especial de Pós-Graduação em Sistemas Inerciais para Aplicação Aeroespacial (Programa Especial SIA), para atender à uma demanda nacional de formação de recursos humanos na área de sistemas inerciais.

O Programa Especial SIA tem financiamento FINEP e oferece bolsas de Mestrado no valor de R$ 1.600,00 por mês.

O Programa Especial SIA seleciona alunos para atuar em pesquisa e desenvolvimento nos seguintes tópicos de interesse do Projeto SIA:
1.: Estudo teórico, numérico e experimental envolvendo modelos e algoritmos para guiamento, navegação, simulação e controle de atitude e órbita implementáveis em unidades inerciais e computador de bordo, compreendendo hardware e software embarcados, para aplicação aeroespacial.
2.: Interfaceamento, integração, validação e testes dos seguintes sistemas:
-Sistemas inerciais para veículos lançadores e plataformas orbitais;
-Construção de ambiente para testes e calibração de sensores e sistemas inerciais;
-Construção de malhas de simulação completa de sistemas de controle de veículos lançadores e plataformas orbitais, inclusive envolvendo hardware-in-the-loop.

Os candidatos selecionados atuarão nas seguintes áreas: sistemas e controle; processamento estatístico de sinais; sistemas de tempo real para aplicações aeroespaciais; sensores inerciais e MEMS; sistemas de comunicação e visão computacional.

Perfil do candidato:
Formação de graduação em Engenharia ou Física para o mestrado.

Os interessados devem enviar CV e histórico acadêmico para:
Prof. Jacques Waldmann
Tel. (12) 3947 5993
e-mail: jacques@ita.br

Para ingresso no 1º semestre de 2010, os interessados deverão se inscrever no processo de seleção da Pós-Graduação do ITA (informações em http://www.posgrad.ita.br/) no período de 01/09/2009 a 30/09/2009, numa
das seguintes áreas de concentração:
– Pós Graduação em Engenharia Elétrica e Computação (PG-EEC), áreas de Sistemas e Controle (PG-EEC-S), e Dispositivos e Sistemas Eletrônicos (PG-EEC-D).
– Programa em Engenharia Aeronáutica e Mecânica (PG-EAM), áreas de Sistemas Aeroespacias e Mecatrônica (PG-EAM-S), Mecânica e Controle do Vôo (PG-EAM-V).

A Diretoria
Associação Aeroespacial Brasileira – AAB