Boletim 148: Hypersonic Aero/Spaceplane – O Futuro Aeroespacial Brasileiro

Visita Técnica _ 21 maio 2010; 14-16 hs

“Hypersonic Aero/Spaceplane: O Futuro Aeroespacial Brasileiro”

Aeronaves ou Espaçonaves voando a velocidades hipersônicas em grandes altitudes é um dos objetos de pesquisa e desenvolvimento da “Divisão de Aerotermodinâmica e Hipersônica” do Instituto de Estudos Avançados (IEAv).
Concepções do tipo “wave rider” para aeronaves, que caracterizam-se por obterem sustentação em vôo “surfando” sobre uma onda de alta pressão que se forma em sua parte inferior, estão sendo estudadas e experimentadas.
Essas, por voaram a grandes altitudes e em ambiente rarefeito, fazem uso de sistemas propulsivos não convencionais, do tipo “aspirado”, com “combustão supersônica”, ou simplesmente “scramjets”. A caracterização das aeronaves e de componentes dos futuros sistemas propulsivos é feita experimentalmente em túneis hipersônicos do tipo “shock tube”, nos quais são simuladas velocidades correspondentes a numeros de de Mach 7, 9 ou 11.
Também, o uso de modelagem matemática com aplicação de simuladores númerico computacionais faz parte do conjunto de ferramentas usadas nos estudos. A visita contemplará os objetivos, os projetos, os equipamentos experimentais e as ferramentas de cálculo. Mas acima de tudo permitirá aos visitantes, visualizar com razoável nitidez onde o futuro aeroespacial brasileiro está sendo moldado!

O grupo de visitantes (Associados da AAB), limitado a 15 participantes, será constituído pela ordem cronológica de inscrição no endereço adm@aeroespacial.org.br
(enviar mensagem até segunda-feira, 17 maio de 2010, informando: nome completo, número do RG e do seu órgão emissor, e telefone para contato).

A visita será realizada no dia 21 de maio (sexta-feira) as 14:00 e terá duração de 2 horas.
O ponto de encontro será na proximidade da Sede provisória da AAB (CTA, Área do COCTA; em frente ao Ginásio de Esportes) as 13:15 (em ponto!). Os participantes serão transportados ao INPE por “VAN” fretada pela AAB.
Não perca essa oportunidade! Inscreva-se logo para garantir sua vaga!

Inscreva-se desde já em: adm@aeroespacial.org.br!

A Diretoria
Associação Aeroespacial Brasileira – AAB