Boletim 16: AAB Realiza Mesa Redonda Sobre O Projeto VLS

30 de agosto – 19h00-22h00 – Antiga Câmara Municipal de São José dos Campos

Com o objetivo de discutir a atual situação do projeto VLS-1 e outros temas relacionados a foguetes e lançadores no país, a AAB promoverá nesta segunda feira, dia 30 de agosto, a partir das 19h00, o seu primeiro evento. Trata-se da Mesa Redonda “Projeto VLS-1 ? A situação atual e as perspectivas futuras”. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

A Mesa Redonda terá seus debates centrados em cinco pontos principais:

1) O que já foi realizado com vistas à implementação das 32 recomendações do Relatório de Investigação do Acidente de Alcântara desde sua publicação em março?

2) O que já foi realizado até o momento com vistas à produção de um novo protótipo do VLS-1 e à recuperação da infra-estrutura do CLA destruída no acidente?

3) Um novo lançamento do VLS-1 até o final de 2006 é viável sob os pontos de vista técnico e de programa?

4) As recomendações do Relatório estão sendo estendidas aos outros projetos do IAE com lançamentos já marcados?

5) Há planos para o desenvolvimento de lançadores em configurações que atendam de uma forma mais ampla à demanda atual e futura do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE)? Quais são eles?

A mesa será formada por debatedores convidados pela AAB. Foram emitidos convites para a Agência Espacial Brasileira (AEB), para o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), para a Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB), para membro da Comissão de Investigação do Acidente de Alcântara, e para a imprensa especializada.

Na sua primeira hora o evento será igualmente dividido entre duas apresentações; uma por um grupo de trabalho constituído pela AAB, e outra por um representante da AEB.

Na hora seguinte cada um dos debatedores poderá se pronunciar. Na hora final o debate será aberto ao público presente. Posteriormente será elaborado pela AAB um documento resumo do evento, que será postado em seu portal eletrônico.

A mesa redonda será realizada no Espaço Cultural Mario Covas, antiga Câmara Municipal de São José dos Campos, localizado na Praça Afonso Pena, 29, no centro da cidade. A entrada para o local do evento se dará pela Rua Rubião Junior, ao lado da entrada da garagem do Shopping Centro São José, lateralmente à fachada principal do prédio.

Os estacionamentos disponíveis são o do sub-solo do Shopping Centro São José (custo de R$ 8,00 por um período de 3 horas, aberto até às 23h00), e o estacionamento localizado à Rua Marechal Floriano Peixoto, em frente à entrada do Shopping por aquela via (R$ 6,00 por um período de 3 horas, aberto 24h).

A AAB agradece à Fundação Cultural Cassiano Ricardo a cessão do local para a realização do evento, e convida seus membros e demais interessados no tema a comparecer e participar do evento.

A Diretoria
Associação Aeroespacial Brasileira – AAB