Boletim 241: AAB Concurso MiniSat – Anúncio E Apresentação De Vencedor

Concorreram ao concurso AAB MiniSat cinco propostas oriundas de proponentes residentes nos estados de SP (3), SC (1) e PR (1). Pelo conteúdo e qualidade das mesmas, todas foram selecionadas para a fase final do concurso. Essa última exigiu que as propostas fôssem mais elaboradas e apresentassem um maior detalhamento. Quatro das propostas anteriormente qualificadas foram reapresentadas e a Comissão selecionou uma delas como aquela que atendeu mais adequadamente os critérios estabelecidos.

A proposta selecionada foi apresentada por Eng JOÃO DALLAMUTA, professor e consultor residente em Londrina (PR). Sua proposta “Satélite de Telecomunicações Santos Dumont (STSD)” objetiva o desenvolvimento e qualificação de dispositivos e equipamentos que operem com alto desempenho em satélites de pequenas dimensões (25 kg).

Essa iniciativa da AAB vem despertando interesse em setores públicos e privados de proporcionar a execução do projeto. A AAB, como anunciou ao abrir o concurso, comprometeu-se a apoiar, tecnicamente e financeiramente (articulando financiamentos públicos e privados) a proposta selecionada.

Dessa forma a AAB estará constituindo um Comitê Técnico-Gerencial para acompanhamento do projeto, o qual iniciará suas atividades no primeiro trimestre de 2013.

Sem promessa ou profecia, a AAB estima que o STSD possa estar pronto em 2015/2016.

A Diretoria
Associação Aeroespacial Brasileira – AAB