Boletim 242: AAB Recebe Visita Da Namíbia

No período 28 nov – 06 dez 2012, a AAB recebeu a visita da Profa. SMITA FRANCIS, do Politécnico da Namíbia e do Sr. SACKARIA PAULUS, do Comitê Diretor do Namibian Space Centre for Science and Technology.

O propósito da visita foi o de conhecer instituições acadêmicas e de P&D brasileiras que atuam na área espacial. A AAB atuou como “anfitriã” por solicitação dos visitantes e lhes propôs um extenso programa de visitas e reuniões, como pode ser visto no programa anexo.

O governo da Namíbia tem firme propósito de estabelecer um Centro Científico Tecnológico para fins de desenvolvimento de atividades espaciais. O anúncio de constituição desse centro deverá ocorrrer em março de 2013, quando, e por proposição mútua, a AAB estará firmando um “Memorando de Entendimento” com o “Polytechnic of Namibia” em evento na cidade de Windhoek (capital).

O conteúdo do Memorando considera a AAB atuar como interlocutora do centro Namibiano nos relacionamentos a serem posteriormente estabelecidos com instituições brasileiras, co-organizar e promover cursos e workshops(Namíbia e Brasil), oferecer-se como facilitadora na colocação de estudantes e profissionais universitários em instituições e empresas brasileiras (estágios & estudos), e nas demandas do futuro centro Namibiano para realização de estudos, uso de laboratórios instalados no Brasil e preparação de missões espaciais.

É importante ressaltar que a AAB foi a organização por eles escolhida por demonstar essa, afinidade, receptividade e agilidade na tomada de decisões. Essa iniciativa da AAB justifica mais uma vez a constituição de sua “Comissão de Relações Institucionais”.

Esse novo acordo não só traz para a AAB um maior destaque, dessa vez internacional, mas também uma maior responsabilidade em suas ações. Aos Associados e não-Associados que participaram desse evento resta apenas externar um grande agradecimento por suas atuações.

A Diretoria
Associação Aeroespacial Brasileira – AAB