Boletim 65: Salvador Nogueira Lança Livro Sobre Passado E Futuro Da Exploração Espacial

Com prefácio de Marcos Cesar Pontes, o jornalista Salvador Nogueira conta o passado e o futuro da aventura humana na conquista do espaço e traz entrevistas com alguns dos maiores especialistas do mundo no assunto.

Foi há menos de 50 anos que os primeiros seres humanos deixaram a atmosfera da Terra – tempo ridiculamente curto diante das centenas de milhares de anos da história da nossa espécie, mas já suficiente para criar gerações que cresceram com o sonho da aventura espacial. O repórter de ciência Salvador Nogueira adquiriu essa paixão cedo, ao escrever para a NASA (a agência espacial americana) ainda criança, recebendo pelo correio fotografias e folhetos sobre os ônibus espaciais. Em ‘Rumo ao infinito’, o jornalista une essa paixão pelo tema a entrevistas com vários dos maiores especialistas do mundo para contar a história e o futuro da exploração espacial. Os doze capítulos do livro compõem um passeio pelas possibilidades e desafios que o caminho rumo às estrelas reserva. O leitor interessado em saber como americanos, russos (e, ultimamente, também europeus e chineses) chegaram ao atual nível de tecnologia espacial tem informações saborosas de sobra sobre missões históricas como as Apollo, as Gemini e as Soyuz. O atual renascimento do conceito de “guerra nas estrelas” por parte do governo Bush e os perigos da idéia recebem atenção especial, assim como uma ameaça vinda
das estrelas para a qual a humanidade está só começando a acordar; os cometas e asteróides que parecem ter causado a maior parte das extinções em massa, entre as quais a que aniquilou os dinossauros há 65 milhões de anos.

Como é um tanto inescapável num livro sobre exploração espacial, fica a pergunta no ar; e o futuro? Será que a humanidade está mesmo destinada a se tornar uma civilização galáctica, espalhando-se por cada canto habitável do cosmos? A obra esboça algumas das possibilidades embutidas nessa idéia, mas
deixa claro que há limitações para o que conseguiremos fazer como espécie.

O jornalista Salvador Nogueira, que também é membro do Conselho Deliberativo da AAB, convida os demais membros para a noite de autógrafos no dia 10 de agosto, a partir das 19h, na Livraria Cultura – Av. Paulista, 2073, loja 151, São Paulo, SP.

Maiores informações sobre o livro, link para compra, resenhas, índice, fotos e seu prefácio, podem ser encontrados no endereço http://www.trekbrasilis.net/sn/rumoaoinfinito/.

A Diretoria
Associação Aeroespacial Brasileira – AAB